Angelim é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Administrativamente é constituído pelo distrito sede e pelos povoados de Quatro Bocas e São José.
O nome Angelim provém da existência de um angelim-amargoso frondoso sob o qual era realizada a feira semanal, onde hoje está localizada a rua São José.
O núcleo de povoamento de Angelim surgiu em 1887, com a inauguração da Estação Ferroviária Segismundo Gonçalves, pertencente à Great Western. Pela ausência de veículos motorizados, no entorno da estação predominava o comércio agrícola. Após a instalação da via férrea, instalaram-se agricultores e comerciantes atraídos pela facilidade do transporte, até então feito por animais. O distrito foi criado pela Lei Municipal nº 42, de 22 de dezembro de 1908, subordinado a Garanhuns. A emancipação política veio em 11 de Setembro de 1928, pela lei nº 1931.
Localiza-se a 08º53’25” de latitude sul e 36º17’09” de longitude oeste, a uma altitude de 631 metros. Sua população em 2009 era de 10.385 habitantes.
Possui uma área de 118 km².
O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005.[6] Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.
O relevo é típico da unidade geoambiental das Superfícies Retrabalhadas. A vegetação nativa é a floresta subperenifólia, com partes de floresta hipoxerófila.
O município está inserido nos domínios da bacia hidrográfica do rio Mundaú, tendo como seus principais cursos hidrográficos os os rios Canhoto e Inhaúma e os riachos Tamborim e do Esporão.